sexta-feira, dezembro 19, 2014

Hoje na História - 19 de Dezembro


Morre Rubem Braga, jornalista, poeta e escritor modernista 19-12-1990 

No dia 19 de dezembro de 1990 morria, no Rio de Janeiro, o escritor Rubem Braga, considerado um dos melhores cronistas brasileiros.

Nascido na cidade de Cachoeiro do Itapemirim (ES), no dia 12 de janeiro de 1913, ele é irmão do poeta e jornalista Newton Braga. Rubem iniciou sua carreira na imprensa aos 15 anos, no jornal Correio do Sul, em sua cidade natal.

Ele se formou em Direito, em Belo Horizonte, em 1932, mas nunca exerceu a profissão.

Seguiu a carreira jornalística em várias cidades e também ocupou um cargo diplomático em Rabat, no Marrocos, onde atuou como correspondente para jornais brasileiros.

Entre suas coberturas de destaque, estão a Revolução Constitucionalista, em São Paulo, onde chegou a ser preso, e também a Segunda Guerra Mundial, junto à Força Expedicionária Brasileira.

Além de escrever e colaborar com várias publicações, Rubem Braga também escreveu crônicas, romances e adaptações.

Mas no meio de tudo isso, fora isso, através disso, apesar disso tudo - há o amor. Ele é como a lua, resiste a todos os sonetos e abençoa todos os pântanos. 

Tudo o que nos separava subitamente falhou. 

Nunca pretendi fazer uma obra literária, nunca sequer planejei um livro. Todos os meus livros são uma seleção de minhas crônicas de uma certa época. 

[Rubem Braga]

Publicado em 11 de jan de 2013 

O jornalista se tornou um dos maiores cronistas brasileiros, que juntava palavras simples, fatos do cotidiano e fazia textos deliciosos de ler.



History

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...