sábado, setembro 27, 2014

Animação emocionante ajuda a entender a Depressão (vídeo)


Essa é a primeira vez que assumo publicamente isto, mas já passei por um momento de Depressão. E assim como muitos, tentava esconder o problema em mim mesmo, afastando-me de pessoas próximas e sendo corroído por algo silencioso, angustiante e extremamente solitário.

Eu não fiz parte de uma minoria. A depressão atinge cerca de 350 milhões de pessoas no mundo inteiro. Você mesmo pode estar passando pelo problema agora e não ter se tocado. Seja por preconceito, por medo de expor seus sentimentos ou mesmo por não conhecimento, este mal que atinge tantas pessoas, somente 10% conseguem ter acesso a estratégias de prevenção ou tratamento.

Para conscientizar as pessoas sobre o tema, a Organização Mundial da Saúde resolveu criar, em parceria com o escritor e ilustrador Matthew Johnstone, uma animação que apresenta de maneira simples e direta o que é a depressão e, o mais importante, como se livrar dela.


Para isso, usa uma metáfora do ‘grande cão negro‘, apontando alguns sintomas e como este problema prejudica a vida de qualquer um. Pontos como o diálogo, aceitar o problema, buscar o tratamento e até fazer atividade física são os grandes responsáveis por domesticar o problema que às vezes parece aterrador.

A metáfora do cão preto foi usada pelo escritor inglês Samuel Johnson, em 1780, para descrever sua própria depressão e popularizada primeiro-ministro britânico Winston Churchill, que também enfrentou o problema.

Confira a emocionante animação e repense seu modo de enfrentar os problemas. Já adianto que buscar vícios, isolar-se do mundo e não compartilhar o mal com pessoas próximas não vão te ajudar a acabar com a Depressão.



Hypeness

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...